Blog

Por Gabriela Calsing
IG x CG 03
Vocês já devem ter ouvido falar de índice glicêmico (IG) não é? Mas sabia que ele não é o mais importante para nos preocuparmos?
O IG é a velocidade com que um alimento fonte de carboidrato aumenta a nossa glicemia. Alimentos com menos fibra, como arroz branco, pão branco, sucos, açúcar, etc. tem alto IG. O que diminui a velocidade com que absorvemos e aumenta o açúcar do sangue (glicemia) são as fibras, a presença de proteína e gordura…
Mas, depende também da quantidade desse alimento que você consome, que é a carga glicêmica (de um jeito mais simplificado hehe). A melancia tem alto IG, mas se comermos 100g da fruta, ou seja, uma grande quantidade. Portanto, importa e muito a quantidade do alimento que está consumindo.
Eu sempre tento acrescentar no carboidrato uma fibra (se esse já não tem) ou fonte de proteína ou gordura para diminuir o índice glicêmico, mas também observo a quantidade desse carboidrato… 😉
17/04/2015 às 17:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>